O ALIMENTO SAUDÁVEL GERA FELICIDADE

 Em Epigenética

Uma alimentação adequada é a condição necessária para se ter um património genético, cultural e socioeconómico mais evoluído.

Para que um profissional de saúde cuide de alguém deve ter em conta certos aspetos como o nível de felicidade, a sua alimentação e as influências epigenéticas, pois todos estes fatores influenciam a vida de todos nós.

Para mim, o que me inspira, é a possibilidade de ajudar alguém a restabelecer o equilíbrio do corpo e a preservar a sua saúde. Não existe doença, existem doentes, por isso uma alimentação focada numa nova abordagem nutricional deve ser o primeiro passo para qualquer mudança de comportamentos.

Este tipo de nutrição consiste na utilização dos alimentos de forma a podermos prevenir doenças e restabelecer a saúde, onde os alimentos são usados pelas suas propriedades. O que a nutrigenetica propõe é também a consideração dos conceitos sociais e ambientais que envolvem a produção e o consumo dos alimentos e do nosso quotidiano.

Desde a medicina de Hipócrates, já se concebe que o alimento possui papel decisivo no estado de saúde do organismo e o mesmo pode ser utilizado de forma medicinal. Aliás, está comprovado que melhora e prolonga a qualidade de vida. Lembre-se: você é o que come. Portanto, vamos prestar atenção ao que colocamos no nosso prato no dia a dia. Trata-se de uma autoeducação diária com agradáveis compensações no futuro.

A elaboração de um receituário (planificação alimentar/dieta) saudável como forma de evitar doenças cronicas e degenerativas deve ser apresentada de acordo com a estrutura de cada pessoa de forma a estar compatível com as necessidades do seu biótipo.

Cada vez mais especialistas relacionam a qualidade da saúde à prevenção. É preciso ainda reafirmar que uma dieta antioxidante, rica em fibras e alimentos orgânicos, exercícios físicos, limpeza intestinal, pensamentos positivos, meditação e o respeito às características individuais de cada um ajuda-nos a conquistar uma vida com saúde, longevidade, felicidade e mais beleza.

Uma alimentação adequada é a condição necessária para se ter um património genético, cultural e socioeconómico mais evoluído. E com o mês de março a chegar, chegam também as alergias, por isso deve consumir durante todo este mês alimentos de reforço.

Comece por fazer um bom reforço de alimentos ricos em Vitamina E. O seu efeito sobre o sistema imunitário é comprovado, pois aumenta a produção de células de defesa e a resposta celular perante qualquer infeção. Os alimentos ricos em Vit.E são, na sua maioria, alimentos de origem vegetal, como sementes de girassol, óleo de gérmen de trigo, amêndoas, espinafres, abacate, espargos e kiwi. Precisa de introduzir nos seus hábitos diários 1 destes alimentos por dia ao longo dos 30 dias.

Esta vitamina é fundamental nas principais funções biológicas do nosso organismo. O seu poder antioxidante (previne a propagação dos radicais livres), a expressão genética (crescimento de tecido), o processo enzimático (crescimento músculos), a sinalização celular (impede a oxidação de ácidos gordos polinsaturados (metabolismo antioxidante) e a função neurológica (inibição e de agregação de plaquetas).

Comece o seu dia, com um sumo de limão e Kiwi, prepare um abacate, com mel, canela e nozes sementes de girassol.

– Ao lanche da manhã coma umas nozes e framboesas, e dois quadrados de cacau 70% ou se preferir uma tangerina com algumas amêndoas e castanhas de caju.

– Ao almoço, dê preferência a uma boa salada de tomate bem maduro, com tiras de gengibre, cenoura crua ralada, algumas uvas pretas e fatias finas de beringela com a casca, tempere com sal gema, orégãos, azeite, limão e ervas frescas. Coma com vontade e prazer, sentindo o sabor de cada alimento, pois eles estão vivos, cheios de energia.

– A meio da tarde coma duas bananas e tome uma limonada com mel e hortelã triturado.

– A caminho de casa, experimente comer mais 2 quadrados de cacau 70% e veja como o seu cansaço desaparece e o seu cérebro fica mais feliz.

– Para o seu jantar dê preferência a sopas com alimentos tão coloridos quanto um arco iris e 2 a 3x por semana coma um ovo.

Uma alimentação equilibrada é considerada como a base da manutenção e da recuperação da saúde, sendo também olhada como tendo fortes implicações na ecologia do planeta.

PAULA MOUTA

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