Responsabilidade Social

Mexe-te a Dançar

Diz a ciência, em factos comprovados que ao dançarmos o corpo liberta endorfinas de prazer e transforma a doença em saúde, a tristeza em alegria e as lágrimas em sorrisos.

Quando deixamos o corpo ganhar movimento através da dança, liberta-se o pico de produção hormonal e a nossa líbido aumenta, devido a produzirmos mais progesterona. Reduzimos o stress, porque os músculos ficam mais relaxados ao produzirmos mais endorfinas associadas ao bem-estar.

Uma mulher quando dança e usa o poder do corpo, ela apossa-se de tudo o que a rodeia porque melhora as suas capacidades cinestésicas e visuais.

Ao ficarmos mais felizes, estamos a estimular o nosso sistema imunológico.
Através da dança, estamos ainda cuidar do corpo porque este namoro entre corpo, alma e o movimento traz-nos benefícios de cura e de equilíbrio físico, emocional e social.

O universo transforma-se sempre que uma mulher dança…Há no movimento feminino tal graça e sentir que cada gesto se transforma num prenúncio de amor.

Mas sendo eu mulher, quero contar-vos um segredo que provavelmente muitas de vós já conhecem.

Dançar é possuir o corpo num ato de amor individual, amor próprio, amor egoísta.

É expurgar a alma de todos os fantasmas e deixá-la ser sensual e menina, ser transparente e ingénua, ser mulher e felina, ser apenas, sermos nós, com tudo aquilo que carregamos por uma vida.

Dançar é apenas um pretexto para amar, o amor que trazemos em cada pedaço do nosso corpo. Quando uma mulher dança, o universo transforma-se, porque ela é o universo.

Reduzimos o stress, porque os músculos ficam mais relaxados ao produzirmos mais endorfinas associadas ao bem-estar.Uma mulher quando dança e usa o poder do corpo, ela apossa-se de tudo o que a rodeia porque melhora as suas capacidades cinestésicas e visuais.

Ao ficarmos mais felizes, estamos a estimular o nosso sistema imunológico.

Combate a celulite, tonifica os músculos e define o contorno das pernas e da cintura devido ao estímulo da circulação linfática.

Dançar queima 130 calorias em apenas meia hora, diminui o risco de diabetes e cria resistência muscular.

A dança, em qualquer modalidade, proporciona sustentação e equilíbrio, estimula os movimentos corporais e a coordenação motora. Ainda melhora a capacidade aeróbica de quem a pratica. Muito mais do que uma atividade física, a dança é uma atividade de prazer e bem-estar.

O estudo sobre os efeitos que a dança tem sobre o cérebro esteve a cargo do “New England Journal of Medicine”.

Os cientistas chegaram à simples conclusão que, da mesma forma que a dança nos ajuda fisicamente exercitando o corpo e mantendo-nos em forma, os seus efeitos sobre o cérebro são igualmente positivos: “não só aumenta significativamente a agilidade mental, como até reduz o risco de doenças com uma forte componente de demência, como o Alzheimer”, por exemplo.

Ao longo de 21 anos, o estudo envolveu pessoas com mais de 75 anos de idade e observou a influência da prática de atividades cognitivas e físicas na luta contra a demência.

Os resultados são surpreendentes: dançar frequentemente reduz o risco de demência em 76%! Segue-se a realização de palavras cruzadas 4 vezes por semana (reduz o risco de demência em 47%) e a leitura (reduz o risco de demência em 35%).

Apesar dos seus óbvios benefícios físicos (nomeadamente cardiovasculares), a prática de modalidades desportivas como a natação, ciclismo ou golfe não contribuem para a redução do risco de demência.

O Pretexto

Persigo o teu olhar
Na procura de saber como se vestem
As palavras que nele passeiam.
Contemplo de longe os teus gestos
Tentando adivinhar que afagos
Se escondem nas tuas mãos.
Que importa o não saber dançar?
Um dia hei-de atrever-me a convidar-te.
Afinal, a dança é apenas um pretexto
Para te poder abraçar…Rui Manuel – Cuca (Poeta do Fado e da música Africana)

Paula Mouta/ Perfil

Sou Naturopata, mulher, mãe, professora e cidadã do mundo. O meu trabalho está focado na nutrição funcional e equilíbrio do corpo pela cura que vem da sua constante renovação celular. Gosto de sorrir e fazer de cada dia um novo começo. – naturopatiacientifica@gmail.com

Questões?

Para mais informações e aconselhamento visite página de contatos

arrow-go
0