Almoço Funcional
Ingredientes:
Ovo
Feijão encarnado
Cogumelos
Couve portuguesa
Rúcula
Beringela
Tomate
Segurelha
Pimenta
Oregãos
Sal
Tempo de preparo: 15 minutos.
Tempo de saciedade: 5 horas sem fome.
Informação nutricional:
Feijão: Além de possuir nutrientes essenciais como vitaminas (a maior parte do complexo B), ferro, cálcio e proteínas, que estão presentes em quantidades que podem até substituir os produtos animais, o feijão também é um recurso terapêutico.
Cogumelo: Contém vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional; proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos; e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes.Este alimento também é fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento, pois reduzem a absorção de gordura e promovem saciedade.
Beringela: É rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas.
As Berinjelas são também conhecidos por conter ácido clorogénico que impede mutação do ADN.
Couve Portuguesa: É um alimento para o cérebro! Está cheio de vitamina K e antocianinas que ajudam a função mental e a concentração. Estes nutrientes também previnem danos nos nervos, melhorando a sua defesa contra a doença de Alzheimer e demência .
Tomate: Este fruto é diurético, desintoxicante, emoliente, refrescante e regenerador celular.
Ovo: As proteínas fornecidas pelos ovos são as mais completas que existem na natureza, uma vez que possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades adequadas.
Uma das propriedades mais impressionantes dos ovos é a sua concentração de vitaminas e minerais extremamente variados. Há, no ovo, valores consideráveis de vitamina A, D, E e de vitaminas do complexo B. Dentre os minerais, o ovo fornece boas quantidades de fósforo, selênio, ferro, iodo, cálcio e zinco.
Rúcula: As suas folhas são afrodisíacas e boas para tratar doenças do sangue devido ao seu teor em ferro e também um estimulante natural muito eficaz. Entre os romanos, estava sempre presente nas refeições, onde eram misturadas com outros afrodisíacos, como o funcho e a lavanda. A rúcula era vista na antiguidade como uma forma natural de aumentar a potência física pessoal.